Empoderamento juvenil em saúde: uma estrutura teórica das práticas de letramento

Autores

  • Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros
  • Marcela Martins da Silva Nascimento
  • Helena Rafaela Vieira do Rosário
  • Dulce Maria Pereira Garcia Galvão
  • Rayane Gomes Medeiros da Silva
  • Karla Hellen Dias Soares
  • Vitória Carla Conceição Almeida Leandro
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Resumo

Objetivo: Elaborar uma estrutura teórica sobre práticas de letramento comprometidas com o empoderamento em saúde com base
na compreensão de adolescentes escolares e integrantes de uma comunidade Quilombola, no Estado de Pernambuco, Brasil.
Método: Análise interpretativa alicerçada nos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico. Para a coleta dos dados, foram realizados Círculos de Cultura com 18 adolescentes no período de outubro de 2020 a agosto de 2021.
Resultados: O arquétipo teórico se estrutura consoante ao reconhecimento do contexto juvenil em vulnerabilidade, e o
desenvolvimento do potencial pelas relações coletivas edificadas pelo diálogo, confiança, construção compartilhada do conhecimento e o uso das tecnologias.
Considerações finais: A estrutura teórica sobre práticas de letramento comprometidas com o empoderamento pela compreensão
dos adolescentes perpassa pelo arcabouço de uma teoria substantiva que culmina em uma perspectiva de protagonismo e
reconhecimento de suas necessidades.
Descritores: Adolescente. Letramento em saúde. Empoderamento

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

1.
Boulitreau Siqueira Campos Barros M, Martins da Silva Nascimento M, Vieira do Rosário HR, Pereira Garcia Galvão DM, Gomes Medeiros da Silva R, Dias Soares KH, Conceição Almeida Leandro VC, Leite Meirelles Monteiro EM. Empoderamento juvenil em saúde: uma estrutura teórica das práticas de letramento. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de dezembro de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137371

Edição

Seção

Artigos Originais