Repercussão da pandemia da Covid-19 no uso de telas na primeiríssima infância

Autores

  • Paloma Karen Holanda Brito
  • Anniely Rodrigues Soares
  • Iolanda Carlli da Silva Bezerra Carlli da Silva Bezerra
  • Lucas Pereira Reichert
  • Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos
  • Neusa Collet
  • Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos
  • Altamira Pereira da Silva Reichert

Resumo

Objetivo: Identificar a repercussão da pandemia da Covid-19 no uso de telas digitais na primeiríssima infância, na perspectiva de mães e profissionais da educação.
Método: Estudo qualitativo, baseado na Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram nove mães de crianças menores de três anos, matriculadas em creches de um município do estado da Paraíba, Brasil e seis profissionais da educação, que atuavam nessas creches. Os dados foram coletados entre julho e outubro de 2021 por meio de entrevista virtual e analisados conforme a análise temática indutiva.
Resultados: As restrições impostas pela pandemia fizeram das telas o único recurso disponível para as atividades educativas, interação, lazer e distração das crianças, causando aumento exponencial no tempo em que essas passaram diante das telas.
Conclusão: A pandemia repercutiu diretamente no uso de telas digitais na primeiríssima infância, impactando no aumento do tempo de exposição da criança, segundo os pais e profissionais da educação.
Descritores: COVID-19. Desenvolvimento infantil. Mães. Tecnologia digital. Tempo de tela. Saúde da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-11-28

Como Citar

1.
Holanda Brito PK, Rodrigues Soares A, Carlli da Silva Bezerra IC da SB, Pereira Reichert L, Carvalho de Brito Santos NC, Collet N, Brandão Batista dos Santos PF, Pereira da Silva Reichert A. Repercussão da pandemia da Covid-19 no uso de telas na primeiríssima infância. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137070

Edição

Seção

Artigos Originais