Continuidade do aleitamento materno no retorno ao trabalho: sentimentos, desafios e estratégias de enfermeiras nutrizes

Autores/as

  • Lourdes Maria Nunes Almeida
  • Maithê de Carvalho e Lemos Goulart
  • Fernanda Garcia Bezerra Góes
  • Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila
  • Carina Bulcão Pinto
  • Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
  • Luana Ramos Garcia
  • Larissa Sousa Oliva Brun

Resumen

Objetivo: Descrever sentimentos, desafios e estratégias relacionados à continuidade do aleitamento materno no retorno ao trabalho na percepção de enfermeiras nutrizes.
Método: Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, com amostragem por bola de neve. A coleta de dados ocorreu virtualmente entre agosto e setembro de 2020 no Estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e a Análise Temática.
Resultados: Participaram 42 enfermeiras que citaram medo, saudade, angústia e prazer no retorno ao trabalho. Foram relatados desafios como falta de infraestrutura para ordenha nos serviços de saúde, escalas desfavoráveis e múltiplos vínculos. Foram mencionadas como estratégias redes de apoio, espaços de escuta, horários e locais adequados para ordenha.
Conclusão: Foram identificados distintos sentimentos e desafios para a continuidade da amamentação no retorno ao trabalho; algumas estratégias encontradas foram comuns às mulheres trabalhadoras e outras relacionadas ao contexto laboral da enfermagem.
Descritores: Aleitamento materno. Retorno ao trabalho. Enfermeiras e enfermeiros. Pesquisa qualitativa. Emoções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-10-24

Cómo citar

1.
Nunes Almeida LM, de Carvalho e Lemos Goulart M, Garcia Bezerra Góes F, Vieira Pereira-Ávila FM, Bulcão Pinto C, Cerqueira Santos Santana da Silva A, Ramos Garcia L, Sousa Oliva Brun L. Continuidade do aleitamento materno no retorno ao trabalho: sentimentos, desafios e estratégias de enfermeiras nutrizes. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24 de octubre de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/136392

Número

Sección

Artigos Originais