Tendência das hospitalizações e mortalidade por diabetes mellitus no Rio Grande do Sul: série histórica 2000-2020

Authors

  • Douglas Nunes Stahnke
  • Camila Nied
  • Marina Luiza Grudginski de Oliveira
  • Juvenal Soares Dias da Costa

Abstract

Objetivo: Analisar a tendência das internações hospitalares e dos óbitos por diabetes mellitusnos 18 municípios-sede das 19 coordenadorias regionais de saúde e no Rio Grande do Sul, 2000-2020.
Método: Estudo ecológico com dados secundários coletados no Sistema de Informações Hospitalares, Sistema de Informação sobre Mortalidade e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2000-2020. Foi realizada padronização dos coeficientes pelo método direto e análise por regressão de Prais-Winsten.
Resultados: Encontrou-se tendência de diminuição dos coeficientes de internações por diabetes mellitus na maioria dos municípios e Estado. Em 2020, foram observadas hospitalizações por diabetes mellitus abaixo da média obtida no período, para ambos. A
tendência de mortalidade permaneceu estacionária em quase todos os municípios e no Estado.
Conclusão: Foi evidenciada diminuição das internações e mortalidade estacionária por DM na maioria dos municípios analisados, possivelmente em virtude das políticas e ações implementadas no período, apesar do envelhecimento da população.
Descritores: Diabetes Mellitus. Mortalidade. Hospitalização. Estudos de séries temporais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-10-17

How to Cite

1.
Nunes Stahnke D, Nied C, Grudginski de Oliveira ML, Soares Dias da Costa J. Tendência das hospitalizações e mortalidade por diabetes mellitus no Rio Grande do Sul: série histórica 2000-2020. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2023 Oct. 17 [cited 2025 Aug. 29];44. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/136247

Issue

Section

Artigos Originais