Saúde cardiovascular em estudantes de enfermagem e medicina
Resumo
Objetivo: Verificar a realização de medidas para a saúde cardiovascular entre estudantes de enfermagem e medicina e fatores de risco associados.
Método: Estudo transversal, coleta de dados com 413 estudantes de forma online durante os meses de fevereiro e março de 2021, utilizando instrumentos específicos e validados. KruskalWallis, qui-quadrado e regressão logística foram adotados como análise estatística.
Resultados: 73,3% se autodeclaram saudáveis. Identificou-se maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em estudantes sedentários (OR = 38,6, p <0,001), com adesão irregular à atividade física (OR = 16,2, p < 0,001) e com maior nível de
estresse percebido (OR = 1,12, p < 0,001).
Conclusão: Os estudantes que desenvolviam alguma ação para promoção da saúde cardiovascular apresentaram menor risco em comparação àqueles que não desenvolviam nenhuma ação, nessa situação, o estudante que não valoriza a própria saúde,pode interferir na atuação profissional após a formação.
Descritores: Promoção da saúde. Fatores de risco de doenças cardíacas. Saúde do estudante. Doenças cardiovasculares. Prevenção de doenças. Estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.