Consulta interdisciplinar de saúde para pessoas idosas em Portugal: atenção primária e hospital

Autores

  • Maria Clara Duarte Monteiro
  • Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins
  • Soraia Dornelles Schoeller

Resumo

Objetivo: Analisar a visão de médicos, enfermeiros e assistentes sociais, sobre práticas na assistência a idosos na atenção primária e hospital; criar orientações para a prática de consultas interdisciplinares.
Método: Estudo transversal, envolvendo 291 profissionais de instituições públicas da região norte de Portugal. Dados coletados entre maio/2018 e março/2019, mediante questionário e submetidos à análise estatística descritiva e analítica.
Resultados: A utilidade de escalas para pessoas idosas não mostrou diferenças entre hospital e atenção primária. Enquanto os profissionais do hospital coletaram os dados: visão/audição; medicação; contato direto entre profissionais ou por escrito; reuniões de equipe diárias; necessidade de partilhar informações entre colegas; os profissionais da atenção primária valorizaram: peso/altura, deglutição; necessidade de visita domiciliar; contato direto entre profissionais ou por e-mail; reuniões de equipe semanais.
Conclusão: Práticas dos profissionais apontaram para um modelo de intervenção com aspectos comuns nos dois grupos, mas com especificidades para atenção primária e hospital.
Descritores: Serviços de saúde para idosos. Equipe de assistência ao paciente. Atenção primária à saúde. Hospitais. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-09-21

Como Citar

1.
Duarte Monteiro MC, Ferreira Pereira da Silva Martins MM, Dornelles Schoeller S. Consulta interdisciplinar de saúde para pessoas idosas em Portugal: atenção primária e hospital. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de setembro de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135688

Edição

Seção

Artigos Originais