Qualificação da passagem de plantão em unidade obstétrica durante período pandêmico: reinvenções e aprendizados

Autores

  • Karen Ariane Bär
  • Ticiana Aita Xavier
  • Gicelle Moraes Martelli
  • Franceliane Jobim Benedetti
  • Margarita Poblete Troncoso
  • Regina Gema Santini Costenaro

Resumo

Objetivo: Qualificar a passagem de plantão em Unidade Obstétrica durante período pandêmico da COVID-19, por meio da Educação Permanente em Saúde.
Método: Pesquisa-ação realizada na região sul do Brasil. A investigação foi conduzida a partir de entrevistas com profissionais e alunos da saúde e os dados foram analisados pela técnica Reflexive. Já as intervenções ocorreram nos diferentes turnos de trabalho, com o apoio de um álbum seriado como recurso didático e educativo.
Resultados: A análise dos dados possibilitou o registro de vivências e a delimitação de duas categorias temáticas: De abordagens tradicionais à reinvenção da aprendizagem no trabalho em saúde; e Do conformismo ao crescimento profissional.
Conclusão: A passagem de plantão em Unidade Obstétrica, por meio da Educação Permanente em Saúde, possibilitou o aprendizado autônomo, interativo e cooperativo; despertou o desejo de transcender a rotina de trabalho; e intuiu à necessidade de (re)significar continuamente o processo de trabalho em saúde.
Descritores: Pandemias. COVID-19. Educação continuada. Sistema de aprendizagem em saúde. Salas de parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-08-29

Como Citar

1.
Bär KA, Aita Xavier T, Moraes Martelli G, Jobim Benedetti F, Poblete Troncoso M, Santini Costenaro RG. Qualificação da passagem de plantão em unidade obstétrica durante período pandêmico: reinvenções e aprendizados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de agosto de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135181

Edição

Seção

Artigos Originais