Terapia comunitária como estratégia de promoção da saúde mental de docentes na pandemia de COVID-19
Resumo
Objetivo: Compreender a percepção de docentes universitários sobre a Terapia Comunitária Integrativa como estratégia de promoção da saúde mental.
Métodos: Pesquisa qualitativa, fenomenológica e interventiva, realizada com docentes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil. As descrições vivenciais foram produzidas mediante entrevista fenomenológica, cujo material
resultante foi analisado com base na técnica Analítica da Ambiguidade.
Resultados: As Docentes expressaram carência de interação entre elas, fato que tem se constituído uma realidade no cotidiano da vida acadêmica e que se agravou na emergência da pandemia da COVID-19. Nesse contexto, as rodas de Terapia Comunitária em ambiente
virtual se mostraram eficazes ao compartilhamento de demandas psicossociais e físicas, bem como à discussão coletiva de situações-problema e a busca de soluções conjuntas.
Conclusão: O Estudo evidencia o potencial da Terapia Comunitária como prática integrativa e complementar ao modelo de atenção à saúde pública brasileiro.
Palavras-chave: Docentes. Saúde mental. Promoção da saúde. Terapias complementares. Infecções por Coronavirus.
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