Utilização da taxonomia II da nanda para avaliação da ansiedade puerperal na comunidade.

Autores

  • Flaviana Vieira Universidade Federal de Goiás
  • Amanda Santos Fernandes Coelho Universidade Federal de Goiás
  • Ana Claudia Andrade Cordeiro Universidade Federal de Goiás
  • Maria Márcia Bachion Universidade Federal de Goiás
  • Ana Karina Marques Salge Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Período pós-parto. Ansiedade. Diagnóstico de Enfermagem. Comunidade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência do diagnóstico de enfermagem ansiedade, em puérperas no período imediato e tardio, no contexto da comunidade. Trata-se de um estudo descritivo transversal, de abordagem quantitativa. A amostra, não probabilística, foi constituída por 40 puérperas. Na coleta de dados foramutilizados procedimentos de entrevista, exame físico e observação no domicílio da puérpera. A ansiedade esteve presente em 80% das puérperas. Os fatores relacionados à ansiedade predominantes nas puérperas desta pesquisa foram o estresse (62,5%) e a crise maturacional (34,4%); evidenciados, principalmente, pela característica definidora comportamental: preocupações expressas em razão de mudanças em eventos da vida (46,9%) e insônia (43,8%). Além de preocupações com o bem estar da criança e maior exigência com o aumento da carga de atividades. A aplicação dos diagnósticos de enfermagem favorece a identificação de prioridades de atendimento da assistência, e, permite que medidas de intervenção precoce sejam adequadamente planejadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviana Vieira, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Disciplina Ginecologia e Obstetrícia. Doutoranda. Enfermeira Obstetra. Pesquisadora do GESMAC (Grupo de Estudos em Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança) e membro do NUTADIES (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Enfermagem e Saúde).

Amanda Santos Fernandes Coelho, Universidade Federal de Goiás

Acadêmica de Enfermagem, cursando o 9° período, da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG.

Ana Claudia Andrade Cordeiro, Universidade Federal de Goiás

Acadêmica de Enfermagem, cursando o 9° período, da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG.

Maria Márcia Bachion, Universidade Federal de Goiás

Doutora, Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG. Pesquisadora do NUTADIES (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Enfermagem e Saúde).

Ana Karina Marques Salge, Universidade Federal de Goiás

Doutora, Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG. Pesquisadora do GESMAC (Grupo de Estudos em Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança).

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
Vieira F, Coelho ASF, Cordeiro ACA, Bachion MM, Salge AKM. Utilização da taxonomia II da nanda para avaliação da ansiedade puerperal na comunidade. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 26º de abril de 2025];31(3):544. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13427

Edição

Seção

Artigos Originais