Violências contra as mulheres divulgadas na mídia durante a pandemia de Covid-19
Abstract
Objetivo: Descrever as situações de violência contra mulheres na pandemia de Covid-19 divulgadas na mídia.
Método: Pesquisa documental, qualitativa, em ambiente virtual, realizada com 39 reportagens divulgadas no jornal O Globo e portal Universo On-line ,entre março de 2020 a julho de 2021, em Salvador - BA. A organização dos dados seguiu as etapas da análise de conteúdo, com discussão fundamentada na literatura científica.
Resultados: No processo de análise foram organizados quatro núcleos de sentido: o isolamento social denuncia situações de violência doméstica; Crise econômica e portas fechadas: justifica mais violências?; Ferramentas disponíveis para o rompimento da violência contra mulher: o que muda com a pandemia?; O gênero e a cor da violência na pandemia.
Considerações finais: A mídia divulgou dados alarmantes sobre a intensificação e susceptibilidade das mulheres aos diversos tipos e situações de violência, principalmente durante o isolamento social, na pandemia de Covid-19.
Palavras-chave: Enfermagem. Meios de comunicação de massa. Mulheres. Violência de gênero. COVID-19. Isolamento social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.