Prazer-sofrimento dos trabalhadores de enfermagem de um serviço de hemodiálise.

Autores/as

  • Francine Cassol Prestes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carmem Lúcia Colomé Beck Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rosângela Marion da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Juliana Petri Tavares Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Silviamar Camponogara Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Geni Burg

Palabras clave:

Saúde do trabalhador, Enfermagem, Diálise renal, Insuficiência renal crônica

Resumen

Um dos focos de investigação na área de saúde do trabalhador tem sido a relação trabalho, saúde e adoecimento. Este estudo objetivou identificar os fatores geradores de prazer e sofrimento dos trabalhadores de enfermagem de um serviço de hemodiálise. Pesquisa qualitativa, desenvolvida com doze trabalhadores de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de março a abril de 2009, por meio de entrevista semi-estruturada. Empregou-se a técnica da análise temática para análise dos dados. Os fatores geradores de prazer no trabalho foram gostar do que faz, ser reconhecido, ajudar o paciente e ter um plantão sem intercorrências. Os fatores geradores de sofrimento foram presenciar o sofrimento do paciente, sentir-se impotente, sofrer com a agressividade do paciente e ter dificuldades no relacionamento com os colegas de trabalho. Evidenciou-se a necessidade de discussões coletivas nos serviços acerca dos fatores de prazer-sofrimento no trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francine Cassol Prestes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/ RS/ Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM. Enfermeira da Clínica Renal de Santa Maria/RS.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisas: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM.  Membro do Grupo de Pesquisas: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM.

Juliana Petri Tavares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Professora Colaboradora do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisas: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM.

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de PesquisaTrabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM e do Grupo Práxis da UFSC, Santa Maria, RS, Brasil.

Geni Burg

Enfermeira mestre em Engenharia da produção. Enfermeira da Clínica Renal de Santa Maria/RS/ Brasil.

Publicado

2011-05-23

Cómo citar

1.
Prestes FC, Beck CLC, Silva RM da, Tavares JP, Camponogara S, Burg G. Prazer-sofrimento dos trabalhadores de enfermagem de um serviço de hemodiálise. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 23 de mayo de 2011 [citado 27 de abril de 2025];31(4):738. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13358

Número

Sección

Artigos Originais