Uso do WhatsApp em um grupo de educação em saúde com mulheres

Autores

  • Ellen Letícia da Silva Ribeiro
  • Ana Maria Nunes da Silva
  • Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes
  • Sonia Silva Marcon
  • Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira
  • Áurea Christina de Paula Corrêa
  • Maira Liliane dos Santos Pereira

Resumo

Objetivo: Analisar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação e a interação em um grupo de educação em saúde com mulheres no WhatsApp.
Metodologia: Pesquisa qualitativa com mães pertencentes a duas Unidades Básicas de Saúde de Sinop - MT incluídas em um Projeto de Extensão que utilizou estratégias educativas em saúde (“Dia G”, “Dicas em saúde” e “Vídeo Educativo”) e membros da equipe do projeto. Os dados foram coletados entre outubro-dezembro de 2021, a partir das mensagens no grupo de WhatsApp e submetidos à Análise de Conteúdo Temática.
Resultados: Foram identificadas duas categorias, as quais mostram as informações disponibilizadas pela equipe e as solicitadas pelas mães pontualmente; que as dúvidas manifestadas pelas mães mobilizaram a comunicação-interação entre os participantes e que pouca ou nenhuma interação foi suscitada pelas informações de saúde contidas nas estratégias
educativas utilizadas. 
Considerações finais: O WhatsApp mostrou-se como importante recurso/estratégia na comunicação-interação para educação em saúde com mulheres.
Palavras-chave: Tecnologia da informação. Educação em saúde. Saúde da mulher. Atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-06-26

Como Citar

1.
da Silva Ribeiro EL, Nunes da Silva AM, Shirley Siniak dos Anjos Modes P, Silva Marcon S, Anschau Xavier de Oliveira JC, de Paula Corrêa Áurea C, dos Santos Pereira ML. Uso do WhatsApp em um grupo de educação em saúde com mulheres. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 26º de junho de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133516

Edição

Seção

Artigos Originais