Uso do WhatsApp em um grupo de educação em saúde com mulheres
Resumo
Objetivo: Analisar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação e a interação em um grupo de educação em saúde com mulheres no WhatsApp.
Metodologia: Pesquisa qualitativa com mães pertencentes a duas Unidades Básicas de Saúde de Sinop - MT incluídas em um Projeto de Extensão que utilizou estratégias educativas em saúde (“Dia G”, “Dicas em saúde” e “Vídeo Educativo”) e membros da equipe do projeto. Os dados foram coletados entre outubro-dezembro de 2021, a partir das mensagens no grupo de WhatsApp e submetidos à Análise de Conteúdo Temática.
Resultados: Foram identificadas duas categorias, as quais mostram as informações disponibilizadas pela equipe e as solicitadas pelas mães pontualmente; que as dúvidas manifestadas pelas mães mobilizaram a comunicação-interação entre os participantes e que pouca ou nenhuma interação foi suscitada pelas informações de saúde contidas nas estratégias
educativas utilizadas.
Considerações finais: O WhatsApp mostrou-se como importante recurso/estratégia na comunicação-interação para educação em saúde com mulheres.
Palavras-chave: Tecnologia da informação. Educação em saúde. Saúde da mulher. Atenção primária à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.