Incidência de malária entre indígenas associada à presença de garimpos

Autores/as

  • Rosinelle Janayna Coêlho Caldas
  • Laura Maria Vidal Nogueira
  • Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues
  • Erlon Gabriel Rego de Andrade
  • Carla Monique Lavareda Costa
  • Lidiane de Nazaré Mota Trindade

Resumen

Objetivo: Analisar a incidência da malária entre indígenas associada à presença de garimpos no estado do Pará.
Método: Estudo analítico, transversal, realizado com 20.774 casos de malária em indígenas do estado do Pará (2011 a 2020). Os dados foram oriundos do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária, obtidos na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará. Na análise, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, com significância de 5% (p < 0,05).
Resultados: As taxas de incidência se mostraram elevadas, com destaque ao Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós (372,2/1.000 habitantes). Houve associação entre incidência da malária e a presença dos indígenas nos garimpos no Rio Tapajós (p=0,0008).
Conclusão: A ocorrência da malária é desigual entre Distritos Sanitários Especiais Indígenas, sendo mais incidente naqueles de maior atividade garimpeira, configurando exposição à doença. Faz-se necessária a adoção de medidas intersetoriais, sobretudo em áreas de vulnerabilidade ao adoecimento.
Palavras-chave: Malária. Incidência. Povos indígenas. Mineração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-16

Cómo citar

1.
Coêlho Caldas RJ, Vidal Nogueira LM, Leal Ataíde Rodrigues I, Rego de Andrade EG, Lavareda Costa CM, de Nazaré Mota Trindade L. Incidência de malária entre indígenas associada à presença de garimpos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16 de junio de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133272

Número

Sección

Artigos Originais