Qualidade de vida no trabalho e Burnout em trabalhadores da estratégia saúde da família

Autores

  • Marta Maria Souza Borges
  • Viviane Reis Nunes
  • Mateus Portilho Pires
  • Bianca Guimarães Lima
  • Ulisses Vilela Hipólito
  • Mirian Cristina dos Santos Almeidaa

Resumo

Objetivo: Analisar a correlação entre qualidade de vida no trabalho e as dimensões do Burnout em trabalhadores da Estratégia Saúde da Família.
Métodos: Estudo correlacional, transversal, executado com 112 trabalhadores, no período pandêmico (outubro/2020 a junho/2021), em Palmas/Tocantins. Utilizou-se o Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho (QWLQ-bref) e o Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS).
Resultados: Identificou-se correlação negativa forte entre Exaustão Emocional e os domínios Físico/Saúde, Profissional e Escore Total da Qualidade de Vida no Trabalho; e correlação negativa moderada entre Despersonalização e todos os domínios da Qualidade de Vida no Trabalho. A Realização Profissional apresentou correlação positiva moderada com os domínios Psicológico, Pessoal e com o Escore Total da Qualidade de Vida no Trabalho.
Conclusão: Os melhores índices de Qualidade de Vida no Trabalho estiveram correlacionados a menores escores de Exaustão Emocional e Despersonalização e a maiores escores de Realização Profissional.
Palavras-chave: Esgotamento profissional. Qualidade de vida. Atenção primária à saúde. Estratégias de saúde nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-11

Como Citar

1.
Souza Borges MM, Reis Nunes V, Portilho Pires M, Guimarães Lima B, Vilela Hipólito U, dos Santos Almeidaa MC. Qualidade de vida no trabalho e Burnout em trabalhadores da estratégia saúde da família. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de maio de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132433

Edição

Seção

Artigos Originais