Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação

Autores

  • Maria Aparecida Bonelli
  • Gabriele Petruccelli
  • Mariana da Silva Bueno San Felice
  • Diene Monique Carlos
  • Luan Sudário Melo
  • Monika Wernet

Resumo

Objetivo: Relatar e discutir a experiência do Círculo de Cultura em espaço escolar, com atenção a identidade social de adolescentes. 
Método: Pesquisa-ação, realizada sob pressupostos do Círculo de Cultura, no período de agosto a dezembro de 2019. Participaram 16 adolescentes, matriculados no Ensino Fundamental, em escola pública estadual, do distrito rural de uma cidade do interior paulista. A coleta dos dados deu-se por registros fotográficos, observação participante e diário de
campo.
Resultados: As relações de amizade foram elencadas como pauta dos Círculos de Cultura, quando foi oportunizado diálogos de seus estruturantes e influência na construção identitária.
Conclusão: Círculos de Cultura mediado por profissionais de saúde no cenário escolar tem potência para problematizar a realidade particular da vida de cada adolescente e, simultaneamente dialogar sobre o comum, aspecto que empodera para projetos identitários.
Palavras-chave: Adolescente. Identificação social. Educação em saúde. Enfermagem. Pesquisa sobre serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-11

Como Citar

1.
Bonelli MA, Petruccelli G, da Silva Bueno San Felice M, Monique Carlos D, Sudário Melo L, Wernet M. Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de maio de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432

Edição

Seção

Artigos Originais