Contribuições da telessimulação no conhecimento de mães diante obstrução de vias aéreas por corpo estranho

Autores

  • Beatriz Helena Naddaf Camilo
  • Larissa Bono de Freitas
  • Aline Cristiane Cavicchioli Okido

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições da telessimulação no conhecimento de mães diante situação de obstrução de vias aéreas por corpo estranho em crianças menores de um ano e identificar os fatores relacionados.
Métodos: Estudo quase experimental do tipo pré e pós-teste realizado entre abril e setembro de 2021 com 49 mães de um município paulista. Foi organizado em quatro etapas: pré-teste, telessimulação, pós-teste imediato e tardio (60 dias após). Todas as etapas foram conduzidas remotamente via plataforma on-line de acesso livre Google Hangouts® e Google Forms®. Os dados foram analisados por estatística descritiva e analítica.
Resultados: Houve diferença significativa na pontuação de conhecimento entre as avaliações (p<0,001). Foram identificadas relações estatisticamente significativas entre conhecimento pré-teste e experiência de engasgo (p=0,012), promoção do conhecimento imediato com engasgo de outra criança (p=0,040) e escolaridade (p=0,006) e promoção do conhecimento tardio com ocupação (p=0,012) e engasgo de outra criança (p=0,011).
Conclusões: Houve melhora significativa no conhecimento após telessimulação, especialmente entre aquelas que nunca vivenciaram situação de engasgo e com maior escolaridade.
Palavras-chave: Enfermagem. Treinamento por simulação. Conhecimento. Obstrução das vias respiratórias. Criança. Mães

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-11

Como Citar

1.
Naddaf Camilo BH, Bono de Freitas L, Cavicchioli Okido AC. Contribuições da telessimulação no conhecimento de mães diante obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de maio de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132431

Edição

Seção

Artigos Originais