Normalização do desvio em hospital pediátrico: percepção de trabalhadores de saúde
Resumen
Objetivo: Conhecer a percepção de trabalhadores de saúde sobre o fenômeno da normalização do desvio em um hospital pediátrico.
Método: Estudo exploratório, descritivo e qualitativo realizado em hospital público pediátrico do nordeste brasileiro em 2021. Aplicou-se entrevista em profundidade a 21 trabalhadores de saúde, submetida à Análise de Conteúdo Categorial Temática no Software MAXQDA®.
Resultados: Emergiram 128 unidades de contexto da análise de conteúdo. Esses dados foram apresentados em três categorias analíticas, as quais abordam concepções sobre normalização do desvio, exemplos e fatores contribuintes. Destacam-se a omissão da prática de higienização das mãos e do uso correto dos equipamentos de proteção individual, e o desligamento de
alarmes como principais desvios percebidos pelos trabalhadores de saúde. Como fatores contribuintes, preponderaram os fatores humanos e os fatores organizacionais.
Conclusão: Os trabalhadores percebem a normalização do desvio como negligência, imprudência e violações de boas práticas, com consequências para a segurança do paciente.
Palavras-chave: Atitude do pessoal de saúde. Hospitais pediátricos. Segurança do paciente. Near miss. Erros médicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.