A formação de profissionais de enfermagem frente à dimensão espiritual do paciente crítico
Resumen
Objetivo: Descrever e analisar a formação dos profissionais de enfermagem para a atenção à dimensão espiritual do paciente crítico.
Metodologia: Pesquisa descritivo exploratória, de natureza qualitativa, utilizando a História Oral Temática como referencial. Catorze profissionais de enfermagem de um hospital universitário da cidade de São Paulo participaram do estudo no período de março a abril de 2021. Os profissionais foram entrevistados seguindo-se um roteiro de perguntas e seus discursos foram transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, na modalidade temática.
Resultados: Três categorias emergiram das análises das narrativas: Conceito de espiritualidade; Espiritualidade na formação de Enfermagem e Espiritualidade na Unidade de Terapia Intensiva.
Conclusão: A assistência de enfermagem à dimensão espiritual do paciente crítico é baseada em suas práticas religiosas e vivências profissionais, pois a temática não faz parte do currículo básico de conhecimentos na formação, tanto no nível técnico quanto no superior.
Palavras-chave: Espiritualidade. Educação em enfermagem. Enfermagem de cuidados críticos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.