Imagem corporal da mulher durante amamentação: análise suportada em teoria de enfermagem

Autores

  • Cândida Caniçali Primo
  • Carolina Itabaiana Ferreira
  • Joicilayne da Silva Soares
  • Lucimar Andrade Cardoso Muri
  • Eliane de Fátima Almeida Lima
  • Marcos Antônio Gomes Brandão

Resumo

Objetivo: Descrever e interpretar a percepção da mulher acerca da sua imagem corporal durante o processo de amamentar.
Método: Estudo descritivo qualitativo realizado em hospital universitário da região sudeste, Brasil. Foram entrevistadas 43 puérperas que estavam amamentando.As entrevistas foram submetidas à análise lexical com o software IRAMUTEQ e interpretadas baseadas na Teoria Interativa de Amamentação.
Resultados: As mulheres referem insatisfação com as mudanças na imagem corporal durante a amamentação. Mas também, valorizam e desejam manter a amamentação devido as vantagens para o filho. E várias expressam o desejo de realizar cirurgia plástica futuramente frente a essas mudanças corporais.
Conclusão: A percepção da mulher sobre suaimagem corporal como satisfatória/insatisfatória aponta que as mudanças corporais revestem o processo de amamentação de sentimentos de ambiguidade.As mudanças corporais são percebidas pelas mulheres de forma pessoal, subjetiva e complexa.
Palavras-chave: Imagem corporal. Aleitamento materno. Período pós-parto. Teoria de enfermagem. Saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-11

Como Citar

1.
Caniçali Primo C, Itabaiana Ferreira C, da Silva Soares J, Andrade Cardoso Muri L, de Fátima Almeida Lima E, Gomes Brandão MA. Imagem corporal da mulher durante amamentação: análise suportada em teoria de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de maio de 2023 [citado 28º de março de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132422

Edição

Seção

Artigos Originais