Condições de trabalho em unidades hospitalares COVID-19: percepções de trabalhadores de enfermagem

Autores

  • Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro
  • Andressa de Andrade
  • Gianfábio Pimentel Franco
  • Lílian Moura de Lima Spagnolo
  • Leticia Silveira Cardoso
  • Marta Cocco da Costa
  • Clarice Alves Bonow
  • Rosângela Marion da Silva

Resumo

Objetivo: Conhecer as percepções de trabalhadores de enfermagem acerca de suas condições de trabalho em unidades hospitalares COVID-19.
Método: Estudo qualitativo, descritivo, multicêntrico, realizado setembro de 2020 e julho de 2021 com 35 trabalhadores de enfermagem de unidades COVID-19 de sete hospitais do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática de conteúdo com auxílio do software NVivo.
Resultados: Os participantes referiram disponibilidade de recursos materiais e equipamentos de proteção individual, mas percebiam carências de recursos humanos, de suporte multiprofissional e absorção extra de tarefas, resultando na intensificação do trabalho e culminando em sobrecarga. Aspectos profissionais e institucionais também foram referidos, como fragilidade na autonomia profissional, defasagem salarial, atrasos nos pagamentos e pouca valorização institucional.
Conclusão: Os trabalhadores de enfermagem das unidades COVID-19 conviveram com a precarização das condições de trabalho, agravadas por elementos organizacionais, profissionais e financeiros.

Palavras-chave: Enfermagem. COVID-19. Condições de trabalho. Profissionais de enfermagem. Unidades hospitalares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-19

Como Citar

1.
Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro, Andressa de Andrade, Gianfábio Pimentel Franco, Lílian Moura de Lima Spagnolo, Leticia Silveira Cardoso, Marta Cocco da Costa, Clarice Alves Bonow, Rosângela Marion da Silva. Condições de trabalho em unidades hospitalares COVID-19: percepções de trabalhadores de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de abril de 2023 [citado 28º de março de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131925

Edição

Seção

Artigos Originais