Sintomas depressivos e sono de idosos cuidadores inseridos em contexto de alta vulnerabilidade social

Autores

  • Marcela Naiara Graciani Fumagale Macedo
  • Ana Carolina Ottaviani
  • Bruna Moretti Luchesi
  • Daniella Pires Nunes
  • Élen dos Santos Alves
  • Keika Inouye
  • Tábatta Renata Pereira de Brito
  • Ariene Angelini dos Santos Orlandi

Resumo

Objetivo: Avaliar a relação entre sintomas depressivos e qualidade do sono de idosos cuidadores de idosos em contexto de alta vulnerabilidade social.
Métodos: Estudo transversal, realizado de julho/2019 a março/2020 com 65 idosos cuidadores de idosos, atendidos por cinco Unidades de Saúde da Família, em São Carlos, São Paulo. Instrumentos para caracterizar os cuidadores, avaliar os sintomas depressivos e a qualidade do sono foram usados na coleta de dados. Os testes Kruskal Wallis e Correlação de Spearman foram adotados.
Resultados: 73,9% dos cuidadores apresentaram sono de má qualidade e 69,2% não apresentaram sintomas depressivos. Nos cuidadores com sintomas depressivos severos, o escore médio de qualidade do sono foi 11,4, nos com sintomas depressivos leves foi 9,0 e naqueles sem sintomas depressivos foi 6,4. Houve correlação direta e moderada entre qualidade do sono e sintomas depressivos.
Conclusão: Existe relação entre sintomas depressivos e qualidade do sono em idosos cuidadores.
Palavras-chave: Depressão. Sono. Cuidadores. Idoso. Vulnerabilidade social. Enfermagem. Atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Marcela Naiara Graciani Fumagale Macedo, Ana Carolina Ottaviani, Bruna Moretti Luchesi, Daniella Pires Nunes, Élen dos Santos Alves, Keika Inouye, Tábatta Renata Pereira de Brito, Ariene Angelini dos Santos Orlandi. Sintomas depressivos e sono de idosos cuidadores inseridos em contexto de alta vulnerabilidade social. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 28º de março de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131178

Edição

Seção

Artigos Originais