Sintomas depressivos e sono de idosos cuidadores inseridos em contexto de alta vulnerabilidade social

Autores/as

  • Marcela Naiara Graciani Fumagale Macedo
  • Ana Carolina Ottaviani
  • Bruna Moretti Luchesi
  • Daniella Pires Nunes
  • Élen dos Santos Alves
  • Keika Inouye
  • Tábatta Renata Pereira de Brito
  • Ariene Angelini dos Santos Orlandi

Resumen

Objetivo: Avaliar a relação entre sintomas depressivos e qualidade do sono de idosos cuidadores de idosos em contexto de alta vulnerabilidade social.
Métodos: Estudo transversal, realizado de julho/2019 a março/2020 com 65 idosos cuidadores de idosos, atendidos por cinco Unidades de Saúde da Família, em São Carlos, São Paulo. Instrumentos para caracterizar os cuidadores, avaliar os sintomas depressivos e a qualidade do sono foram usados na coleta de dados. Os testes Kruskal Wallis e Correlação de Spearman foram adotados.
Resultados: 73,9% dos cuidadores apresentaram sono de má qualidade e 69,2% não apresentaram sintomas depressivos. Nos cuidadores com sintomas depressivos severos, o escore médio de qualidade do sono foi 11,4, nos com sintomas depressivos leves foi 9,0 e naqueles sem sintomas depressivos foi 6,4. Houve correlação direta e moderada entre qualidade do sono e sintomas depressivos.
Conclusão: Existe relação entre sintomas depressivos e qualidade do sono em idosos cuidadores.
Palavras-chave: Depressão. Sono. Cuidadores. Idoso. Vulnerabilidade social. Enfermagem. Atenção primária à saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-03-27

Cómo citar

1.
Marcela Naiara Graciani Fumagale Macedo, Ana Carolina Ottaviani, Bruna Moretti Luchesi, Daniella Pires Nunes, Élen dos Santos Alves, Keika Inouye, et al. Sintomas depressivos e sono de idosos cuidadores inseridos em contexto de alta vulnerabilidade social. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27 de marzo de 2023 [citado 29 de agosto de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131178

Número

Sección

Artigos Originais