Incidência e tempo até a primeira tração ou obstrução da sonda nasoenteral em adultos hospitalizados

Autores

  • Franciele Anziliero
  • Carlise Rigon Dalla Nora
  • Mariur Gomes Beghetto

Resumo

Objetivo: Determinar a incidência e o tempo até a primeira tração ou obstrução da sonda nasoenteral em adultos hospitalizados.
Método: Dupla coorte prospectiva que incluiu 494 adultos usuários de sonda nasoenteral, internados em duas unidades clínicas e duas cirúrgicas de um hospital universitário. Os pacientes foram acompanhados diariamente quanto à ocorrência de trações ou obstruções da sonda, entre 2017 e 2019. O método de Kaplan-Meier foi utilizado para a estimação do tempo até a ocorrência do primeiro evento.
Resultados: A tração de sonda ocorreu em 33% da amostra, e a incidência foi maior nos cinco primeiros dias de uso da sonda. A incidência de obstrução foi de 3,4%, e aumentou com otempo de uso da sonda.
Conclusão: A incidência de tração é maior no início do uso, enquanto a incidência de obstrução aumenta com o tempo de usoda sondanasoenteral.

Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Nutrição enteral. Intubação gastrointestinal. Segurança do paciente. Gestão de riscos. Administração dos cuidados ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Franciele Anziliero, Carlise Rigon Dalla Nora, Mariur Gomes Beghetto. Incidência e tempo até a primeira tração ou obstrução da sonda nasoenteral em adultos hospitalizados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 29º de março de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131176

Edição

Seção

Artigos Originais