Saúde mental de enfermeiras, mulheres e mães no período da pandemia de COVID-19

Autores

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte
  • Daniela Giotti da Silva
  • Larissa Gomes de Mattos
  • Isadora Prates Bombardi
  • Thayná de Almeida
  • Yanka Eslabão Garcia
  • Bruna Gottlieb Verginio

Resumo

Objetivo: Refletir sobre a saúde mental de enfermeiras mulheres e mães no contexto da pandemia da COVID-19.
Método: Estudo teórico-reflexivo realizado a partir da literatura científica, fundamentado por literatura científica nacional e internacional e análise crítica dos autores.
Resultados: As reflexões acerca da temática vão além do impacto no que se refere à maternidade na vida dessas mulheres, pois retrata uma questão de gênero e sobre o papel da mulher dentro da sociedade. O estresse da atividade laboral na linha de frente de uma pandemia somado às demandas dos filhos e do trabalho doméstico pode desencadear exaustão e repercussões na saúde mental.
Conclusão: Cabe às trabalhadoras buscarem medidas individuais além de os gestores de saúde oportunizarem estratégias coletivas no ambiente de trabalho das instituições, proporcionando políticas públicas que corresponsabilizem tanto empregador quanto trabalhador e suas famílias.

Palavras-chave: Saúde mental. Nursing. Pandemias. Mulheres. Mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Maria de Lourdes Custódio Duarte, Daniela Giotti da Silva, Larissa Gomes de Mattos, Isadora Prates Bombardi, Thayná de Almeida, Yanka Eslabão Garcia, Bruna Gottlieb Verginio. Saúde mental de enfermeiras, mulheres e mães no período da pandemia de COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 16º de abril de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131175

Edição

Seção

Artigos Originais