Saúde mental de enfermeiras, mulheres e mães no período da pandemia de COVID-19
Resumo
Objetivo: Refletir sobre a saúde mental de enfermeiras mulheres e mães no contexto da pandemia da COVID-19.
Método: Estudo teórico-reflexivo realizado a partir da literatura científica, fundamentado por literatura científica nacional e internacional e análise crítica dos autores.
Resultados: As reflexões acerca da temática vão além do impacto no que se refere à maternidade na vida dessas mulheres, pois retrata uma questão de gênero e sobre o papel da mulher dentro da sociedade. O estresse da atividade laboral na linha de frente de uma pandemia somado às demandas dos filhos e do trabalho doméstico pode desencadear exaustão e repercussões na saúde mental.
Conclusão: Cabe às trabalhadoras buscarem medidas individuais além de os gestores de saúde oportunizarem estratégias coletivas no ambiente de trabalho das instituições, proporcionando políticas públicas que corresponsabilizem tanto empregador quanto trabalhador e suas famílias.
Palavras-chave: Saúde mental. Nursing. Pandemias. Mulheres. Mães.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.