Transexualidade e demandas de saúde: representações de graduandos de Enfermagem

Autores

  • Ana Beatriz Azevedo Queiroz
  • Alison Malheiros de Castro
  • Ana Luiza de Oliveira Carvalho
  • Carina Bulcão Pinto
  • Juliana da Fonsêca Bezerra
  • Diana da Silva Gonçalves
  • Gabriela Silva dos Santos
  • Hannah de Melo dos Santos

Resumo

Objetivo: Analisar as representações sociais dos graduandos de enfermagem acerca da transexualidade e as demandas de saúde das pessoas transexuais.
Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva, com 28 graduandos em enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro/Brasil. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, no período de novembro de 2017 a março de 2018, e análise tipo lexical com auxílio do software Alceste 2012.
Resultados: A transexualidade foi representada como uma transgressão, sendo a pessoa transexual objetivada como antinatural por não se identificar com seu sexo biológico. Terapia hormonal e cirurgias de redesignação sexual foram entendidas como as principais demandas, sendo ancoradas numa esfera patologizante e medicalizadora da saúde. A temática não é abordada durante a graduação, gerando despreparo para vida profissional.
Considerações finais: Faz-se necessário ampliar as discussões sobre gênero na academia, tendo como propósito a transposição do imperativo da heteronormatividade, para que futuros enfermeiros estejam aparelhados para fornecer um cuidado integral e equânime.

Palavras-chave: Pessoas transgênero. Identidade de gênero. Transexualidade. Saúde. Estudantes de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Ana Beatriz Azevedo Queiroz, Alison Malheiros de Castro, Ana Luiza de Oliveira Carvalho, Carina Bulcão Pinto, Juliana da Fonsêca Bezerra, Diana da Silva Gonçalves, Gabriela Silva dos Santos, Hannah de Melo dos Santos. Transexualidade e demandas de saúde: representações de graduandos de Enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 18º de abril de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131173

Edição

Seção

Artigos Originais