Transtornos psiquiátricos menores em estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Luciane Prado Kantorski
  • Ariane da Cruz Guedes
  • Aline Neutzling Brum
  • Carlos Alberto dos Santos Treichel
  • Vinícius Boldt dos Santos
  • Bianca Albuquerque Gonçalves
  • Mariana Dias Almeida

Resumo

Objetivo: Identificar a prevalência e os fatores associados à manifestação de Transtornos Psiquiátricos Menores (TPM) em estudantes universitários do Sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19.
Método: Estudo transversal, realizado nos meses de agosto e setembro de 2020, com 464 estudantes universitários. Foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) com o ponto de corte ≥ 7, e identificados os fatores associados por meio de análises brutas e ajustadas com emprego de regressão logística.
Resultados: A prevalência de TPM foi de 76,5%. Os fatores positivamente associados ao desfecho foram as pessoas do sexo feminino, perda de emprego durante a pandemia, uso de substâncias psicoativas e dificuldades para acompanhar as aulas on-line. Esteve negativamente associado ao desfecho, estar em distanciamento social por período igual ou superior a sete meses.
Conclusão: O estudo sugere alta prevalência de TPM entre os universitários e a relação entre esse desfecho e os desdobramentos da pandemia da COVID-19.

Palavras-chave: Estudantes. Pandemias. Saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Luciane Prado Kantorski, Ariane da Cruz Guedes, Aline Neutzling Brum, Carlos Alberto dos Santos Treichel, Vinícius Boldt dos Santos, Bianca Albuquerque Gonçalves, Mariana Dias Almeida. Transtornos psiquiátricos menores em estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131170

Edição

Seção

Artigos Originais