Produção científica de enfermagem em saúde mental sob o referencial da fenomenologia

Autores

  • Itanna Vytoria Sousa Serra
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva
  • Ingredy Nayara Chiacchio Silva
  • Ludmila Anjos de Jesus
  • Queuam Ferreira Silva de Oliveira

Resumo

Objetivo: Mapear e caracterizar os estudos produzidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu acerca do cuidado de enfermagem em saúde mental a partir do arcabouço teórico da fenomenologia.
Método: Pesquisa bibliográfica, retrospectiva e descritiva, realizada em outubro de 2022, tendo como fonte de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a estratégia de busca, utilizou-se o termo livre “fenomenologia” associado ao operador booleano “AND” e ao descritor “Saúde Mental”.
Resultados: Identificaram-se 22 estudos, destes, 15 (68%) foram do tipo dissertação e sete (32%), teses de doutoramento. Houve predominância do pensamento de Schütz como referencial fenomenológico.
Considerações finais: As produções científicas de enfermagem em saúde mental à luz da fenomenologia refletem um panorama oscilante. Embora ainda incipiente, o interesse pelo arcabouço de fenomenologia acende perspectivas para um paradigma de cuidado que valorize as singularidades e potencialidades dos usuários.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde mental. Pesquisa em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-02-27

Como Citar

1.
Itanna Vytoria Sousa Serra, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Ingredy Nayara Chiacchio Silva, Ludmila Anjos de Jesus, Queuam Ferreira Silva de Oliveira. Produção científica de enfermagem em saúde mental sob o referencial da fenomenologia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de fevereiro de 2023 [citado 29º de agosto de 2025];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/130443

Edição

Seção

Seção Fenomenologia