Existir como ser-cardiopata-que-desenvolve-lesão-por-pressão: compreensão em Martin Heidegger

Autores

  • Aurilene Lima da Silva
  • Lúcia de Fátima da Silva
  • Maria Sinara Farias
  • Keila Maria de Azevedo Ponte
  • Thais Vaz Jorge
  • Michell Ângelo Marques Araújo
  • Ana Ruth Macêdo Monteiro
  • Ivis Emília de Oliveira Souza

Resumo

Objetivo: Compreender, a partir do pensamento fenomenológico de Martin Heidegger, o Ser que vivencia uma coronariopatia e desenvolve uma lesão por pressão.
Método: Qualitativo, com base nos pressupostos de Martin Heidegger. Participaram nove depoentes e tais dados foram analisados com base na compreensão vaga e mediana, bem como na hermenêutica compreensiva.
Resultados: Foram reveladas as seguintes unidades de significado: vivenciar dificuldades; enfrentar tratamento da lesão por pressão; desconhecer o adoecimento cardíaco; receber apoio de familiares e amigos; vivenciar mudanças advindas do adoecimento; e manter a fé em Deus. Apreendido o viver num cotidiano inautêntico, no falatório, na curiosidade e na ambivalência. Aprisionados ao vigor de ter sido, vivem na angústia, amparadas na fé em Deus, sendo-comos-outros em um movimento de  restimosidade.
Conclusão: O duplo fenômeno facticial estudado levou os sujeitos a vivenciar modos de ser que devem ser foco de atenção do enfermeiro e da equipe de saúdeem seu processo de cuidar. Denota a necessidade de a enfermagem refletir acerca deste vivido e incorporar, na sua prática clínica, um cuidado que alcance a existencialidade humana.

Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Cardiopatias. Lesão por pressão. Pesquisa qualitativa. Hospitalização. Estomaterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-02-27

Como Citar

1.
Aurilene Lima da Silva, Lúcia de Fátima da Silva, Maria Sinara Farias, Keila Maria de Azevedo Ponte, Thais Vaz Jorge, Michell Ângelo Marques Araújo, Ana Ruth Macêdo Monteiro, Ivis Emília de Oliveira Souza. Existir como ser-cardiopata-que-desenvolve-lesão-por-pressão: compreensão em Martin Heidegger. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de fevereiro de 2023 [citado 30º de setembro de 2023];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/130442

Edição

Seção

Seção Fenomenologia