Entrevista narrativa e reconstrução de caso biográfico: alternativa metodológica nas pesquisas em enfermagem
Resumo
Objetivo: Apresentar a Entrevista Narrativa Biográfica e Reconstrução de Caso Biográfico como alternativas metodológicas nas pesquisas em Enfermagem.
Métodos: Estudo teórico-reflexivo que apresenta aspectos do método narrativo biográfico e de reconstrução de caso biográfico segundo o referencial de pesquisa social interpretativa alemã desenvolvido pela socióloga Gabriele Rosenthal.
Resultados e discussão: A reflexão foi organizada em três tópicos: aspectos conceituais interpretativos de pesquisas biográficas; entrevista narrativa biográfica na produção dos dados; reconstrução biográfica de caso. Esse referencial mostrou-se adequado para acessar e compreender a perspectiva dos agentes sociais diante de práticas e fenômenos na área de Enfermagem.
Conclusão: Abordagem de narrativas biográficas é uma ferramenta importante para a pesquisa em Enfermagem, uma vez que possibilita compreender a vida dos indivíduos a partir de suas próprias ações e interpretações.
Palavras-chave: Biografia. Pesquisa qualitativa. Sociologia. Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.