Utilidade dos conceitos da Teoria da Maré ao cuidado de adolescentes em privação de liberdade

Autores

  • Alana Costa Silva
  • Rutherford Alves Moura
  • Dayanne Rakelly de Oliveira
  • Edilma Gomes Rocha Cavalcante
  • Álissan Karine Lima Martins
  • Grayce Alencar Albuquerque
  • José Wicto Pereira Borges

Resumo

Objetivo: Refletir acerca da utilidade dos conceitos da Teoria da Maré no cuidado de enfermagem aos adolescentes em privação de liberdade.
Método: Reflexão crítica da teoria, segundo avaliação proposta por Meleis, com foco no segmento utilidade da teoria, a partir do critério prática, segundo a unidade de análise aplicabilidade da teoria.
Resultados: A Teoria da Maré compõe-se de conceitos que permitem a compreensão do contexto em que o adolescente em privação de liberdade está inserido e preparam o enfermeiro para a operacionalização da sua prática clínica voltada para este adolescente, viabilizando ao profissional observar os seus limites, como questões relacionadas à reinserção social, que exigem parcerias intersetoriais, e a necessidade de ancoragem em outras teorias.
Considerações Finais: Os conceitos da Teoria da Maré são úteis e podem ser aplicados na assistência de enfermagem aos adolescentes em situação de privação de liberdade, promovendo a centralidade do cuidado neste adolescente.

Palavras-chave: Teoria de enfermagem. Saúde mental. Adolescente institucionalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

1.
Alana Costa Silva, Rutherford Alves Moura, Dayanne Rakelly de Oliveira, Edilma Gomes Rocha Cavalcante, Álissan Karine Lima Martins, Grayce Alencar Albuquerque, José Wicto Pereira Borges. Utilidade dos conceitos da Teoria da Maré ao cuidado de adolescentes em privação de liberdade. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30º de janeiro de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129768

Edição

Seção

Artigos de Reflexão