Utilidade dos conceitos da Teoria da Maré ao cuidado de adolescentes em privação de liberdade
Abstract
Objetivo: Refletir acerca da utilidade dos conceitos da Teoria da Maré no cuidado de enfermagem aos adolescentes em privação de liberdade.
Método: Reflexão crítica da teoria, segundo avaliação proposta por Meleis, com foco no segmento utilidade da teoria, a partir do critério prática, segundo a unidade de análise aplicabilidade da teoria.
Resultados: A Teoria da Maré compõe-se de conceitos que permitem a compreensão do contexto em que o adolescente em privação de liberdade está inserido e preparam o enfermeiro para a operacionalização da sua prática clínica voltada para este adolescente, viabilizando ao profissional observar os seus limites, como questões relacionadas à reinserção social, que exigem parcerias intersetoriais, e a necessidade de ancoragem em outras teorias.
Considerações Finais: Os conceitos da Teoria da Maré são úteis e podem ser aplicados na assistência de enfermagem aos adolescentes em situação de privação de liberdade, promovendo a centralidade do cuidado neste adolescente.
Palavras-chave: Teoria de enfermagem. Saúde mental. Adolescente institucionalizado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.