Autoconfiança e conhecimento na liderança em atendimento crítico: simulação com a técnica “olhos vendados”

Autores

  • Izabela Meneghesso
  • Isadora Freitas Marcatto
  • Beatriz Fernandes Wada
  • Maísa Guermandi
  • Fernanda Berchelli Girão

Resumo

Objetivo: Verificar as contribuições do uso da técnica de “olhos vendados” na autoconfiança e conhecimento de estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente crítico em cenários clínicos simulados.

Método: Estudo quase-experimental com 25 estudantes do curso de enfermagem de uma Universidade Federal do interior de São Paulo entre novembro e dezembro de 2021. Os participantes responderam à Escala Self-confidence Scale e ao Checklist de Conhecimento, Habilidades e Atitudes em Reanimação Cardiorrespiratória, pré e pós-intervenção. Realizou-se a análise descritiva do checklist e o teste de Wilcoxon para avaliar o checklist e Selfconfidence Scale.

Resultados: Média de 4,04 acertos adicionais na amostra analisada, através da diferença de acertos entre os dois momentos. Um total de 80% da amostra demonstrou um aumento no conhecimento.

Conclusão: Os estudantes em papéis de liderança após a simulação clínica com a técnica “olhos vendados”, apresentaram um aumento de conhecimento e autoconfiança durante a assistência nos cenários críticos.

Palavras-chave: Confiança. Tutoria. Cuidados críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Izabela Meneghesso, Isadora Freitas Marcatto, Beatriz Fernandes Wada, Maísa Guermandi, Fernanda Berchelli Girão. Autoconfiança e conhecimento na liderança em atendimento crítico: simulação com a técnica “olhos vendados”. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 19º de abril de 2024];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129608