Implantação do modelo de manejo da sede na unidade de queimados norteada pelo knowledge translation
Resumo
Objetivo: Implantar o Modelo de Manejo da Sede no pré-operatório mensurando a sua adoção, cobertura, aceitabilidade, viabilidade e fidelidade pela enfermagem em uma unidade de queimados.
Método: Estudo de intervenção quase-experimental, pré e pós-teste. Amostra de 59 pacientes na pré-implantação e 40 pós-implantação e 36 profissionais de enfermagem participantes da implantação em um centro de queimados de agosto (2019) à março (2020). Análise estatística utilizou Mann-Whitney e Chi-quadrado.
Resultados: Adoção do manejo variou de 0,0% para 72,5% pós-implantação. Cobertura da capacitação de 87,5% das enfermeiras e 87,9% dos técnicos de enfermagem. Houve aceitabilidade e viabilidade do manejo da sede pelos profissionais. Nos ciclos planejar-fazerestudar-agir três dos quatro pilares do Modelo alcançaram as metas, evidenciando fidelidade.
Conclusão: A implantação do Modelo de Manejo da Sede no pré-operatório teve aceitabilidade e viabilidade pela equipe de enfermagem, apresentando fidelidade pelo alcance das metas propostas, além da adoção da evidência na prática clínica após alta cobertura das capacitações dos profissionais.
Palavras-chave: Sede. Enfermagem perioperatória. Unidades de queimados. Enfermagem baseada em evidências. Pesquisa translacional biomédica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.