Implantação do modelo de manejo da sede na unidade de queimados norteada pelo knowledge translation

Autores

  • Aline Korki Arrabal Garcia
  • Marilia Ferrari Conchon
  • Isadora Pierotti
  • Leonel Alves do Nascimento
  • Thammy Gonçalves Nakaya
  • Robertha Pickina Silva
  • Carla Brandão de Oliveira
  • Ligia Fahl Fonseca

Resumo

Objetivo: Implantar o Modelo de Manejo da Sede no pré-operatório mensurando a sua adoção, cobertura, aceitabilidade, viabilidade e fidelidade pela enfermagem em uma unidade de queimados.

Método: Estudo de intervenção quase-experimental, pré e pós-teste. Amostra de 59 pacientes na pré-implantação e 40 pós-implantação e 36 profissionais de enfermagem participantes da implantação em um centro de queimados de agosto (2019) à março (2020). Análise estatística utilizou Mann-Whitney e Chi-quadrado.

Resultados: Adoção do manejo variou de 0,0% para 72,5% pós-implantação. Cobertura da capacitação de 87,5% das enfermeiras e 87,9% dos técnicos de enfermagem. Houve aceitabilidade e viabilidade do manejo da sede pelos profissionais. Nos ciclos planejar-fazerestudar-agir três dos quatro pilares do Modelo alcançaram as metas, evidenciando fidelidade.

Conclusão: A implantação do Modelo de Manejo da Sede no pré-operatório teve aceitabilidade e viabilidade pela equipe de enfermagem, apresentando fidelidade pelo alcance das metas propostas, além da adoção da evidência na prática clínica após alta cobertura das capacitações dos profissionais.

Palavras-chave: Sede. Enfermagem perioperatória. Unidades de queimados. Enfermagem baseada em evidências. Pesquisa translacional biomédica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Aline Korki Arrabal Garcia, Marilia Ferrari Conchon, Isadora Pierotti, Leonel Alves do Nascimento, Thammy Gonçalves Nakaya, Robertha Pickina Silva, Carla Brandão de Oliveira, Ligia Fahl Fonseca. Implantação do modelo de manejo da sede na unidade de queimados norteada pelo knowledge translation. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 19º de abril de 2025];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129606