Construção de instrumento de avaliação da transição segura do paciente na alta hospitalar

Autores

  • Aline Marques Acosta
  • Maria Alice Dias da Silva Lima
  • Giselda Quintana Marques
  • Paula Buchs Zucatti
  • Cristhiane de Souza Silveira
  • Nelly Donszelmann Oelke

Resumo

Objetivo: Construir e validar o conteúdo de um instrumento de avaliação da qualidade da transição do cuidado e da segurança do paciente na alta hospitalar na perspectiva de enfermeiros.

Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido no Sul do Brasil entre abril de 2019 e janeiro de 2022, em três etapas: revisão integrativa e entrevistas semiestruturadas com seis enfermeiros para construção do instrumento; validação de conteúdo por comitê de 14 especialistas; e pré-teste com 20 enfermeiros. Empregou-se Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,80.

Resultados: Desenvolvido instrumento com 37 itens organizados em seis domínios: estrutura; planejamento de alta; orientações sobre cuidados; encaminhamento para continuidade de cuidados; cultura de segurança, e resultado da transição do cuidado. O Índice de Validade de Conteúdo geral foi 0,93.

Conclusões: o instrumento apresentou validação de conteúdo e contribui para a compreensão da transição do cuidado no contexto nacional, propondo mudanças para qualificar e fortalecer a segurança do paciente na alta hospitalar.

Palavras-chave: Alta do paciente. Continuidade da assistência ao paciente. Segurança do paciente. Transferência de pacientes. Qualidade da assistência à saúde. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Aline Marques Acosta, Maria Alice Dias da Silva Lima, Giselda Quintana Marques, Paula Buchs Zucatti, Cristhiane de Souza Silveira, Nelly Donszelmann Oelke. Construção de instrumento de avaliação da transição segura do paciente na alta hospitalar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 1º de julho de 2025];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129605