Qualidade de vida profissional e estresse ocupacional em trabalhadores de enfermagem durante pandemia por COVID-19

Autores

  • Jéssica Morgana Gediel Pinheiro
  • Andreia Barcellos Teixeira Macedo
  • Liliana Antoniolli
  • Edwing Alberto Urrea Vega
  • Juliana Petri Tavares
  • Sonia Beatriz Cocaro de Souza

Resumo

Objetivo: Identificar os níveis de qualidade de vida profissional e o estresse ocupacional em profissionais da enfermagem.
Método: Estudo transversal realizado entre abril e agosto de 2020, com profissionais da enfermagem atuantes em unidades de internação para pacientes clínicos e cirúrgicos de um hospital de grande porte. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Qualidade de Vida Profissional.
Resultados: A amostra foi constituída por 150 profissionais, com média de idade de 43 ± 8,89 anos, sendo 84,7% (127) do sexo feminino. A média da escala de estresse no trabalho foi 1,9 (± 0,71), nível moderado de estresse. Verificou-se que satisfação por compaixão apresentou mediana de 50,3 (9,1 – 64,6), burnout de 48,5 (32,2 – 84,8) e estresse póstraumático de 47,1 (38,6 – 98,3).
Conclusão: Identificou-se estresse no trabalho e Fadiga por Compaixão na amostra, principalmente nos profissionais de nível médio, demonstrando a necessidade de implementar estratégias para a redução do dano psicoemocional nestes profissionais.

Palavras-chave: Indicadores de qualidade de vida. Estresse ocupacional. Enfermagem. Saúde do trabalhador. Angústia psicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-09

Como Citar

1.
Jéssica Morgana Gediel Pinheiro, Andreia Barcellos Teixeira Macedo, Liliana Antoniolli, Edwing Alberto Urrea Vega, Juliana Petri Tavares, Sonia Beatriz Cocaro de Souza. Qualidade de vida profissional e estresse ocupacional em trabalhadores de enfermagem durante pandemia por COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de janeiro de 2023 [citado 16º de abril de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129323

Edição

Seção

Artigos Originais