Carga de trabalho da enfermagem de terapia intensiva oncológica na pandemia da COVID-19: coorte retrospectiva

Autores

  • Vivian Cristina Gama Souza Lima
  • Nathalia Beatriz Lima
  • Adriana Maria de Oliveira
  • Karla Biancha Silva de Andrade
  • Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos
  • Patrícia Claro dos Santos Fuly

Resumo

Objetivo: Comparar a carga de trabalho da enfermagem em unidade de terapia intensiva oncológica, de acordo com a condição de infecção por COVID-19.

Método: Estudo do tipo coorte retrospectiva. Utilizaram-se do Nursing Activies Score para mensuração da carga de trabalho e da análise documental para extração dos dados. Os prontuários foram divididos em um grupo de pacientes com COVID-19 e outro grupo de pacientes sem a infecção.

Resultados: Os valores do Nursing Activies Score não foram diferentes, conforme as variáveis sociodemográficas, porém a média deste escore foi estatisticamente diferente a depender de o paciente apresentar ou não o diagnóstico de COVID-19, sendo superior naqueles que possuíam a doença.

Conclusão: Comprovou-se que a carga de trabalho da enfermagem foi alta no contexto da unidade de terapia intensiva oncológica. No entanto, a COVID-19 aumentou ainda mais este escore, sendo o Nursing Activies Score importante ferramenta para dimensionar a equipe nesse contexto.

Palavras-chave: Enfermagem oncológica. Infecções por coronavírus. Jornada de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-09

Como Citar

1.
Vivian Cristina Gama Souza Lima, Nathalia Beatriz Lima, Adriana Maria de Oliveira, Karla Biancha Silva de Andrade, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos, Patrícia Claro dos Santos Fuly. Carga de trabalho da enfermagem de terapia intensiva oncológica na pandemia da COVID-19: coorte retrospectiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de janeiro de 2023 [citado 29º de março de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129322

Edição

Seção

Artigos Originais