Experiências e desafios de uma equipe de rua em Portugal com populações vulneráveis: estudo fenomenológico
Resumo
Objetivo: Compreender as experiências e desafios dos profissionais de uma equipe de rua de Portugal no cuidado à população vulnerável na perspectiva fenomenológica de Alfred Schutz.
Método: Abordagem qualitativa à luz do referencial Teórico da Sociologia fenomenológica desenvolvido em uma Equipe de rua localizada na região centro de Portugal a partir de entrevistas fenomenológicas com cinco profissionais nos meses de junho e julho de 2021. Os dados foram interpretados por meio da análise compreensiva conforme a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz e de literatura correlata.
Resultados: Emergiram três categorias: conflitos vivenciados pela equipe de rua; Frustração no cotidiano do cuidar pela equipe de rua; e, Limites na relação social com a população vulnerável.
Conclusão: A equipe de rua de Portugal enfrenta desafios no cuidado a população vulnerável atendida sendo necessário habilidades da equipe para mediação de conflitos aliada a compreensão das influências das relações, no agir social.
Palavras-chave: Populações vulneráveis. Pessoal de saúde. Serviços de saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.