Experiências e desafios de uma equipe de rua em Portugal com populações vulneráveis: estudo fenomenológico

Autores

  • Zaira Letícia Tisott
  • Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso
  • Cintia Nasi
  • Daiana Foggiato de Siqueira
  • Annie Jeanninne Bisso Lacchini
  • Carla Félix dos Santos

Resumo

Objetivo: Compreender as experiências e desafios dos profissionais de uma equipe de rua de Portugal no cuidado à população vulnerável na perspectiva fenomenológica de Alfred Schutz.
Método: Abordagem qualitativa à luz do referencial Teórico da Sociologia fenomenológica desenvolvido em uma Equipe de rua localizada na região centro de Portugal a partir de entrevistas fenomenológicas com cinco profissionais nos meses de junho e julho de 2021. Os dados foram interpretados por meio da análise compreensiva conforme a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz e de literatura correlata.
Resultados: Emergiram três categorias: conflitos vivenciados pela equipe de rua; Frustração no cotidiano do cuidar pela equipe de rua; e, Limites na relação social com a população vulnerável.
Conclusão: A equipe de rua de Portugal enfrenta desafios no cuidado a população vulnerável atendida sendo necessário habilidades da equipe para mediação de conflitos aliada a compreensão das influências das relações, no agir social.

Palavras-chave: Populações vulneráveis. Pessoal de saúde. Serviços de saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-21

Como Citar

1.
Zaira Letícia Tisott, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso, Cintia Nasi, Daiana Foggiato de Siqueira, Annie Jeanninne Bisso Lacchini, Carla Félix dos Santos. Experiências e desafios de uma equipe de rua em Portugal com populações vulneráveis: estudo fenomenológico. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de outubro de 2022 [citado 30º de setembro de 2023];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/128031

Edição

Seção

Seção Fenomenologia