Validação de manual para complementar a transição de cuidados na alta da terapia intensiva
Resumo
Objetivo: Desenvolver e validar um manual interprofissional de transferência de cuidados ao paciente adulto crítico.
Método: Estudo metodológico, realizado de janeiro a setembro/2019. O conteúdo do manual foi elencado pela equipe multiprofissional de um Centro Terapia Intensiva adulto, do Sul do Brasil. Na validação pelos profissionais, foi calculado o índice de validade de conteúdo (IVC) das questões de avaliação. Posteriormente, amostra de 30 pacientes/cuidadores avaliou o produto, sendo calculada a média aritmética das questões.
Resultados: O manual aborda informações importantes e orientações de transição do cuidado, para pacientes e cuidadores, desde a admissão na terapia intensiva até a alta para unidade de internação. O IVC dos profissionais variou de 0,9 a 1. A média aritmética, de 17 pacientes e 13 cuidadores foi 3,8.
Considerações finais: O manual validado poderá ser utilizado como material complementar de educação em saúde e qualificar a transição de cuidados.
Palavras-chave: Transferência de pacientes. Continuidade da assistência ao paciente. Alta do paciente. Unidades de terapia intensiva. Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.