Validação de manual para complementar a transição de cuidados na alta da terapia intensiva

Autores

  • Martina Zucchetti
  • Isis Marques Severo
  • Isabel Cristina Echer
  • Daniela dos Santos Marona Borba
  • Carmen Lucia Silva Nectoux
  • Karina de Oliveira Azzolin

Resumo

Objetivo: Desenvolver e validar um manual interprofissional de transferência de cuidados ao paciente adulto crítico.
Método: Estudo metodológico, realizado de janeiro a setembro/2019. O conteúdo do manual foi elencado pela equipe multiprofissional de um Centro Terapia Intensiva adulto, do Sul do Brasil. Na validação pelos profissionais, foi calculado o índice de validade de conteúdo (IVC) das questões de avaliação. Posteriormente, amostra de 30 pacientes/cuidadores avaliou o produto, sendo calculada a média aritmética das questões.
Resultados: O manual aborda informações importantes e orientações de transição do cuidado, para pacientes e cuidadores, desde a admissão na terapia intensiva até a alta para unidade de internação. O IVC dos profissionais variou de 0,9 a 1. A média aritmética, de 17 pacientes e 13 cuidadores foi 3,8.
Considerações finais: O manual validado poderá ser utilizado como material complementar de educação em saúde e qualificar a transição de cuidados.

Palavras-chave: Transferência de pacientes. Continuidade da assistência ao paciente. Alta do paciente. Unidades de terapia intensiva. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-19

Como Citar

1.
Martina Zucchetti, Isis Marques Severo, Isabel Cristina Echer, Daniela dos Santos Marona Borba, Carmen Lucia Silva Nectoux, Karina de Oliveira Azzolin. Validação de manual para complementar a transição de cuidados na alta da terapia intensiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de outubro de 2022 [citado 1º de julho de 2025];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127957