O prebriefing na simulação clínica em enfermagem: revisão de escopo

Authors

  • Camila Cazissi da Silva
  • Taison Regis PenariolNatarelli
  • Aline Natalia Domingues
  • Luciana Mara MontiFonseca
  • Luciana de Lione Melo

Abstract

Objetivo: Mapear o conceito e elementos estruturais da fase de prebriefing nas simulações clínicas em enfermagem.
Método: Scoping review com buscas, entre maio e junho de 2021, nas bases de dados Pub Med, Biblioteca Virtual em Saúde, EMBASE, CINAHL, SCOPUS e Web of Science, Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Scholar, nos idiomas português, espanhol e inglês, sem limite de tempo.
Resultados: Foram selecionados 24 estudos. Em 17 artigos (70,8%), os autores utilizaram a grafia prebriefing (em itálico e emendado), para se referir a etapa que antecede a simulação, incluindo atividades preparatórias e orientações. Foram descritos métodos alternativos para o prebriefing (práticas reflexivas, laboratórios, jogos e vídeos).
Conclusão: Não há consenso a respeito do conceito e dos elementos que compõem o prebriefing. Essa etapa da simulação contribui na satisfação, participação e segurança psicológica do participante, com melhores resultados de aprendizagem.

Palavras-chave: Treinamento com simulador de alta fidelidade. Treinamento por simulação. Simulação de paciente. Enfermagem. Educação em enfermagem. Tecnologia educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-10-03

How to Cite

1.
Camila Cazissi da Silva, Taison Regis PenariolNatarelli, Aline Natalia Domingues, Luciana Mara MontiFonseca, Luciana de Lione Melo. O prebriefing na simulação clínica em enfermagem: revisão de escopo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2022 Oct. 3 [cited 2025 Jul. 1];43(ESP). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127607