Satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem como atuantes e observadores em simulação realística

Autores

  • Ariane Teixeira
  • Juliana Petri Tavares
  • Ana Luísa Petersen Cogo

Resumo

Objetivo: Analisar a satisfação e a autoconfiança de estudantes de Enfermagem com a aprendizagem, nos papéis de atuantes e observadores, em cenários de simulação realística.
Método: Estudo observacional com 44 estudantes de Enfermagem de instituições de ensino superior do sul do país. A coleta de dados foi no período de setembro a novembro de 2018, através da Escala de Satisfação e Autoconfiança com a Aprendizagem após participação em cenários de simulação realística. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e do modelo de Equações de Estimativas Generalizadas complementado por Bonferroni.
Resultados: O nível de satisfação foi de 4,78 (± 0,35) e o de autoconfiança com a aprendizagem, de 4,46 (± 0,39). Os alunos dos 8º e 9º semestres foram os que apresentaram maiores médias em relação aos demais no fator da autoconfiança (p < 0,001).
Conclusão: Conclui-se que não houve diferença estatisticamente significativa na satisfação e na autoconfiança com a aprendizagem de estudantes de Enfermagem com papéis diferentes no cenário de simulação.

Palavras-chave: Educação em enfermagem. Treinamento com simulação de alta fidelidade. Segurança do paciente. Estudantes de enfermagem. Aprendizagem baseada em problemas. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Ariane Teixeira, Juliana Petri Tavares, Ana Luísa Petersen Cogo. Satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem como atuantes e observadores em simulação realística. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 22º de setembro de 2023];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127599

Edição

Seção

Artigos Originais