Referencial fenomenológico nas pesquisas brasileiras de enfermagem a nível stricto sensu: panorama brasileiro

Autores

  • Bruno Neves da Silva
  • Valeria Gomes Fernandes da Silva
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva
  • Maria da Graça Corso da Motta
  • Nilba Lima de Souza
  • Erika Simone Galvão Pinto

Resumo

Objetivo: Caracterizar a produção científica stricto sensu da enfermagem brasileira que utilizou referencial fenomenológico.
Método: Estudo descritivo-exploratório de caráter documental realizado a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de janeiro a abril de 2022.
Resultados: A amostra foi constituída por 600 dissertações e teses, com predomínio do referencial heideggeriano, seguido de Schütz e Merleau-ponty. As temáticas se concentraram no cuidado de enfermagem na saúde da mulher, na saúde mental, na enfermagem pediátrica e do adolescente, na enfermagem oncológica, na enfermagem obstétrica, na Atenção Primária à Saúde, na família e na educação em enfermagem.
Conclusão: A fenomenologia se apresenta como um referencial potente para o desvelamento dos fenômenos de interesse da enfermagem, contribuindo para a construção do conhecimento sobre o ser que cuida, o ser que é cuidado e o próprio cuidado em si.

Palavras-chave: Pesquisa em enfermagem. Filosofia em enfermagem. Educação de pósgraduação em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Bruno Neves da Silva, Valeria Gomes Fernandes da Silva, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Maria da Graça Corso da Motta, Nilba Lima de Souza, Erika Simone Galvão Pinto. Referencial fenomenológico nas pesquisas brasileiras de enfermagem a nível stricto sensu: panorama brasileiro. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 16º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127598

Edição

Seção

Artigos Originais