Translação do conhecimento e avanços nas práticas de saúde e de enfermagem

Autores

  • Eneida Rejane Rabelo-Silva
  • Vanessa Monteiro Mantovani
  • Marco Aurélio Lumertz Saffi

Resumo

Enfermeiros em cenários de prática clínica são instigados diariamente a tomada de decisões eficientes, seguras e atualizadas. A ciência baseada em evidências ganha destaque neste contexto dinâmico e desafiador em que resultados de pesquisas são cada vez mais necessários para questionar, apoiar e modificar nossa maneira de ensinar, de assistir e de gerenciar processos.

Nesta perspectiva destacamos a translação do conhecimento, termo que representa o processo pelo qual as evidências produzidas cientificamente através de pesquisa são disseminadas e adotadas na prática de saúde, com o objetivo de melhorar os resultados clínicos dos pacientes e comunidade, os processos de trabalho da equipe e os indicadores tão necessários para guiar o nosso cuidado.

Podemos afirmar que a disseminação é a “peça chave” para a translação do conhecimento, tendo em vista que não podemos considerar um estudo como concluído até que seus resultados estejam amplamente divulgados, apresentados e principalmente, publicados em periódicos qualificados. Atualmente, as próprias revistas têm solicitado a inclusão de descrições sobre como os resultados podem ser traduzidos para a prática clínica. Estas exigências contribuem para a validade de um estudo, em que os resultados são capazes de serem aplicáveis a outras populações e cenários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-27

Como Citar

1.
Eneida Rejane Rabelo-Silva, Vanessa Monteiro Mantovani, Marco Aurélio Lumertz Saffi. Translação do conhecimento e avanços nas práticas de saúde e de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de setembro de 2022 [citado 21º de setembro de 2023];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127468