Educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem: perspectiva de uma práxis transformadora.

Autores

  • Luiz Anildo Anacleto da Silva Centro de Educação Superior Norte da Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Ferraz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Motta Lino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Marcia Soares Schmidt Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação continuada, Pessoal de Saúde, Conscientização, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica que tem por objetivo estimular os leitores a repensar o papel da educação permanente dos sujeitos-trabalhadores da saúde e de enfermagem na perspectiva do desenvolvimento individual e coletivo, por meio da práxis transformadora. Procurou-se fazer uma articulação reflexiva dos princípios da práxis transformadora apresentada pelo filósofo Adolfo Sánchez Vázquez com os preceitos de educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem. Tal articulação apresenta uma concepção educativa em prol da conscientização  dos sujeitos-trabalhadores sobre as distintas contribuições pessoais, sociais, relacionais e institucionais que podem advir das diferentes formas de perceber e exercer a educação permanente em saúde e no trabalho da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Centro de Educação Superior Norte da Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior Norte da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (EDEN/PEN/UFSC). Endereço: Rua Antonio Boenig, 268. Bairro: Morada do Sol, CEP: 98700-000, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiane Ferraz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq.

Mônica Motta Lino, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem do PEN/UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN/PEN/UFSC. Bolsista Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento Técnico e Científico (CAPES). Santa Catarina, Brasil.

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Profª Associada do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa EDEN/PEN/UFSC. Pesquisadora de Produtividade do CNPq. Santa Catarina, Brasil.

Sandra Marcia Soares Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM/UFSM). Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada Santa Maria (FISMA). Membro do Grupo de Pesquisa EDEN/PEN/UFSC. Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
da Silva LAA, Ferraz F, Lino MM, Backes VMS, Schmidt SMS. Educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem: perspectiva de uma práxis transformadora. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 26º de abril de 2025];31(3):557. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12738

Edição

Seção

Artigos de Reflexão