Efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação do profissional de saúde: revisão sistemática

Authors

  • Josiane Bernart da Silva Ferla
  • Cristiano Miranda de Araújo
  • José Stechman-Neto
  • Rita de Cassia Tonocchi
  • Simone Infingardi Krüger
  • Ana Paula Berberian

Abstract

Objetivo: Analisar o efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação de profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, que atendem adultos hospitalizados.
Método: Revisão Sistemática realizada de outubro/2020 a março/2021, nas bases PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science e LILACS. Incluídos estudos observacionais e intervencionais, relacionando o efeito do Cuidado Centrado no
Paciente na satisfação dos profissionais. As ferramentas Cochrane Collaboration Tool e Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument avaliaram a qualidade metodológica dos estudos.
Resultados: O efeito do cuidado centrado no paciente na satisfação profissional não foi identificado em fonoaudiólogos ou odontólogos. Nove artigos selecionados o relacionam aos enfermeiros. Os preditores de satisfação apontaram para fatores relacionados às relações interpessoais, cuidados para o paciente e organização no trabalho.
Conclusão: O modelo do Cuidado Centrado no Paciente pode constituir estratégia facilitadora para a satisfação no trabalho do enfermeiro. Contudo a atual literatura científica ainda necessita de mais estudos para fortalecer a evidência existente.

Palavras-chave: Assistência centrada no paciente. Satisfação no emprego. Pessoal de saúde. Enfermeiras e enfermeiros. Audiologistas. Odontólogos.

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Published

2022-09-09

How to Cite

1.
Josiane Bernart da Silva Ferla, Cristiano Miranda de Araújo, José Stechman-Neto, Rita de Cassia Tonocchi, Simone Infingardi Krüger, Ana Paula Berberian. Efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação do profissional de saúde: revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2022 Sep. 9 [cited 2025 Jul. 1];43(ESP). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127051