Efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação do profissional de saúde: revisão sistemática
Abstract
Objetivo: Analisar o efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação de profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, que atendem adultos hospitalizados.
Método: Revisão Sistemática realizada de outubro/2020 a março/2021, nas bases PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science e LILACS. Incluídos estudos observacionais e intervencionais, relacionando o efeito do Cuidado Centrado no
Paciente na satisfação dos profissionais. As ferramentas Cochrane Collaboration Tool e Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument avaliaram a qualidade metodológica dos estudos.
Resultados: O efeito do cuidado centrado no paciente na satisfação profissional não foi identificado em fonoaudiólogos ou odontólogos. Nove artigos selecionados o relacionam aos enfermeiros. Os preditores de satisfação apontaram para fatores relacionados às relações interpessoais, cuidados para o paciente e organização no trabalho.
Conclusão: O modelo do Cuidado Centrado no Paciente pode constituir estratégia facilitadora para a satisfação no trabalho do enfermeiro. Contudo a atual literatura científica ainda necessita de mais estudos para fortalecer a evidência existente.
Palavras-chave: Assistência centrada no paciente. Satisfação no emprego. Pessoal de saúde. Enfermeiras e enfermeiros. Audiologistas. Odontólogos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.