Adaptação transcultural e validação da Hamilton Early Warning Score para o Brasil

Autores

  • Luana Vilela e Vilaça
  • Fabiana Cristina Pires Bernardinelli
  • Allana dos Reis Correa
  • Rosali Isabel Barduchi Ohl
  • Elizabeth Barichello
  • Suzel Regina Ribeiro Chavaglia

Resumo

Objetivo: Adaptar transculturalmente e validar, para a língua portuguesa, a Hamilton Early Warning Score para detectar a deterioração clínica em serviços de emergência.
Método: Estudo metodológico compreendendo as etapas de tradução, síntese, retrotradução, comitê de especialistas (n=13), pré-teste, envio e análise das propriedades de medidas em uma amostra composta por 188 pacientes. Comparou-se a Canadian Acute Scale Triage com a Hamilton Early Warning Score. Foram utilizados o Coeficiente Kappa Ponderado, Coeficiente de Correlação Intraclasse e de Pearson, Regressão Logística Binária e a Área Sob a Curva Receiver Operating Characteristic para a análise dos dados.
Resultados: A Hamilton Early Warning Score apresentou confiabilidade excelente, ou seja, α=0,924 (p<0,001). A validade de construto identificou correlação forte e negativa r=-0,75 e a preditiva apresentou um odds ratio de 1,63, IC 95% (1,358-1,918) (p<0,001).
Conclusão: A Hamilton Early Warning Score em português é válida e confiável para reconhecer pacientes em condição de deterioração clínica em serviços de emergência.

Palavras-chave: Estudo de validação. Alerta rápido. Deterioração clínica. Serviços médicos de emergência. Comparação transcultural. Segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

1.
Luana Vilela e Vilaça, Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Allana dos Reis Correa, Rosali Isabel Barduchi Ohl, Elizabeth Barichello, Suzel Regina Ribeiro Chavaglia. Adaptação transcultural e validação da Hamilton Early Warning Score para o Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de setembro de 2022 [citado 3º de junho de 2023];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127050