Cultura de segurança do paciente em centro de material e esterilização: percepções de enfermeiros

Autores

  • Sara Satie Yamamoto
  • Gisela Maria Schebella Souto de Moura
  • Diovane Ghignatti da Costa
  • Ana Maria Müller de Magalhães
  • Jeane Aparecida Gonzales Bronzatti

Resumo

Objetivo: Conhecer percepções de enfermeiros com experiência em Centro de Material e Esterilização sobre cultura de segurança.
Métodos: Estudo qualitativo, desenvolvido com 12 enfermeiras de hospitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil, com dados coletados em março de 2021 por meio de entrevistas on-line. Procedeu-se a análise de conteúdo de Bardin, com apoio do software IRaMuTeQ.
Resultados: Interpretações foram classificadas considerando os seguintes aspectos: cuidado indireto do Centro de Material e Esterilização (27,16%), baixa visibilidade do Centro de Material e Esterilização para a segurança do paciente (26,92%), dificuldade de comunicação interna (30,69%) e dificuldades no aprendizado com erros e cultura justa (15,23%).
Conclusões: Percepções sobre cultura de segurança estão relacionadas com o controle de qualidade dos processos e prevenção de infecções, entretanto, houve percepções sobre baixo reconhecimento e desvalorização destes processos. As subculturas comunicação, aprendizado com erros e cultura justa demonstraram-se fragilizadas.

Palavras-chave: Enfermagem. Cultura. Segurança do paciente. Esterilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

1.
Sara Satie Yamamoto, Gisela Maria Schebella Souto de Moura, Diovane Ghignatti da Costa, Ana Maria Müller de Magalhães, Jeane Aparecida Gonzales Bronzatti. Cultura de segurança do paciente em centro de material e esterilização: percepções de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de setembro de 2022 [citado 31º de maio de 2023];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127049