Cultura de segurança do paciente em centro de material e esterilização: percepções de enfermeiros
Resumo
Objetivo: Conhecer percepções de enfermeiros com experiência em Centro de Material e Esterilização sobre cultura de segurança.
Métodos: Estudo qualitativo, desenvolvido com 12 enfermeiras de hospitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil, com dados coletados em março de 2021 por meio de entrevistas on-line. Procedeu-se a análise de conteúdo de Bardin, com apoio do software IRaMuTeQ.
Resultados: Interpretações foram classificadas considerando os seguintes aspectos: cuidado indireto do Centro de Material e Esterilização (27,16%), baixa visibilidade do Centro de Material e Esterilização para a segurança do paciente (26,92%), dificuldade de comunicação interna (30,69%) e dificuldades no aprendizado com erros e cultura justa (15,23%).
Conclusões: Percepções sobre cultura de segurança estão relacionadas com o controle de qualidade dos processos e prevenção de infecções, entretanto, houve percepções sobre baixo reconhecimento e desvalorização destes processos. As subculturas comunicação, aprendizado com erros e cultura justa demonstraram-se fragilizadas.
Palavras-chave: Enfermagem. Cultura. Segurança do paciente. Esterilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.