Parada cardiorrespiratória obstétrica: construção e validação de instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem

Autores

  • Samuel Melo de Andrade Silva
  • Fabiana Laranjeira da Silva
  • Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi
  • Lívia Moreira Barros
  • Guilherme Guarino de Moura Sá
  • Nelson Miguel Galindo Neto

Resumo

Objetivo: Construir e validar instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem sobre parada cardiorrespiratória obstétrica.
Métodos: Estudo metodológico composto pela construção do instrumento, validação de conteúdo por 23 especialistas e validação da consistência interna com 74 profissionais da enfermagem e 99 estudantes de enfermagem. Foram considerados válidos os itens com
concordância mínima de 90%, verificada a partir do Índice de Validação de Conteúdo, Razão de Validade de Conteúdo e teste binomial. O alpha de Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna e o valor superior a 0,6 classificado como aceitável.
Resultados: O instrumento foi composto por16 questões de múltipla escolha, dos 16 itens avaliados, oito possuíram concordância de 100% e seis 95%. A menor razão de validade de conteúdo foi de 0,82 e o alpha de Cronbach foi de 0,694.
Conclusões: O instrumento foi construído e validado, recomendando-se sua utilização para avaliação do conhecimento em parada cardiorrespiratória obstétrica.

Palavras-chave: Ensino. Avaliação educacional. Educação em enfermagem. Reanimação cardiopulmonar. Obstetrícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

1.
Samuel Melo de Andrade Silva, Fabiana Laranjeira da Silva, Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi, Lívia Moreira Barros, Guilherme Guarino de Moura Sá, Nelson Miguel Galindo Neto. Parada cardiorrespiratória obstétrica: construção e validação de instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de setembro de 2022 [citado 19º de abril de 2024];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127048