Efetividade do co-debriefieng para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida: estudo piloto randomizado

Autores/as

  • Juliana da Silva Garcia Nascimento
  • Kleiton Gonçalves do Nascimento
  • Mateus Goulart Alves
  • Fernanda Titareli Merizio Martins Braga
  • Daniela da Silva Garcia Regino
  • Maria Celia Barcellos Dalri

Resumen

Objetivo: Comparar a efetividade entre co-debriefing com debriefing com facilitador no desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de enfermagem no atendimento simulado da parada cardiorrespiratória.
Método: Estudo-piloto randomizado, realizado em uma universidade de Minas Gerais, Brasil, em agosto de 2021 com 17 estudantes, para comparar o debriefing com um facilitador (controle n=8) e com o co-debriefing (intervenção n=9). Utilizaram-se pré e pós-teste, Exame Clínico Objetivo Estruturado e escalas para avaliar as habilidades comportamentais. Adotaram-se testes de comparação não paramétricos Wilcoxon e Mann-whitney para análise.
Resultados: O grupo intervenção obteve desempenho superior ao controle para o conhecimento sobre o suporte básico de vida (controle=17,00±2,39 e intervenção=19,22 ± 0,66, p=0,021) e habilidades psicomotoras (controle=8,12±0,13 e intervenção=8,50 ± 0,001, p<0,001). Não houve diferenças significativas para as habilidades comportamentais.
Conclusão: O co-debriefing parece ser mais efetivo do que o debriefing como um facilitador para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida em enfermagem.

Palavras-chave: Exercício de simulação. Reanimação cardiopulmonar. Competência clínica. Pesquisa comparativa da efetividade. Estudantes de enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-09-09

Cómo citar

1.
Juliana da Silva Garcia Nascimento, Kleiton Gonçalves do Nascimento, Mateus Goulart Alves, Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Daniela da Silva Garcia Regino, Maria Celia Barcellos Dalri. Efetividade do co-debriefieng para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida: estudo piloto randomizado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9 de septiembre de 2022 [citado 1 de julio de 2025];43(ESP). Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127047