Adolescentes e adultas jovens infectadas pelo PapilomaVírus Humano (HPV): vulnerabilidades e sentimentos vivenciados

Autores

  • Maria Carolina Oliveira Reis
  • Adenilda Lima Lopes Martins
  • Rosely Cabral de Carvalho
  • Rita de Cássia Rocha Moreira
  • Marcelo Torres Peixoto
  • Sandra Ely Barbosa de Souza

Resumo

Objetivo: Conhecer as vulnerabilidades vivenciadas por adolescentes e adultas jovens infectadas pelo Papilomavírus Humano atendidas em um centro de referência em Feira de Santana - Bahia.
Método: Estudo qualitativo, realizado entrevista semiestruturada com 20 adolescentes e adultas jovens, no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. Para análise dos dados, utilizaram-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin e o software Iramuteq.
Resultados: A descoberta da infecção realça a incompreensão sobre o adoecimento, o medo, o desespero e a culpa, dimensões individuais e coletivas que apontam para o baixo conhecimento sobre o Papilomavírus Humano.
Considerações finais: Faz-se necessário a implementação de políticas públicas para minimizar os riscos, pelo conhecimento e enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis, bem como estratégias de promoção da saúde e decisões compartilhadas para o processo de mudança de comportamento em adolescentes e adultas jovens.

Palavras-chave: Papillomaviridae. Vulnerabilidade em saúde. Adolescente. Adulto jovem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-18

Como Citar

1.
Maria Carolina Oliveira Reis, Adenilda Lima Lopes Martins, Rosely Cabral de Carvalho, Rita de Cássia Rocha Moreira, Marcelo Torres Peixoto, Sandra Ely Barbosa de Souza. Adolescentes e adultas jovens infectadas pelo PapilomaVírus Humano (HPV): vulnerabilidades e sentimentos vivenciados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de agosto de 2022 [citado 21º de março de 2023];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126651

Edição

Seção

Artigos Originais