Construção e validação de cenário de simulação clínica sobre o cuidado com o coto umbilical
Abstract
Objetivo: Desenvolver e validar cenário de simulação clínica para ensino de puérperas e familiares sobre cuidados com o coto umbilical do recém-nascido.
Método: Estudo metodológico em duas fases: 1 - construção de checklist do procedimento de higienização do coto umbilical, elaboração e validação semântica do caso clínico com 11 experts em simulação e área materno-infantil; 2 - desenvolvimento e validação do cenário junto a 11 experts em simulação e em neonatologia/pediatria. O Índice de Validade de Conteúdo de 0,8 foi adotado como relevante alcance de concordância.
Resultados: Após construção do caso, realizou-se validação, aprovada por 100% dos experts. Todos itens do cenário simulado obtiveram escores de concordância superiores a 0,91.
Conclusão: O cenário validado pode ser utilizado em diferentes contextos: ensino da Enfermagem Neonatal, capacitação de equipes e, aprendizagem de puérperas e familiares, alvos do estudo. Vistos benefícios da simulação, acredita-se na sua contribuição para melhoria assistencial e cuidado seguro.
Palavras-chave: Enfermagem neonatal. Educação em saúde. Simulação. Alta do paciente. Recém-nascido. Cordão umbilical.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.