Potencialidades e dificuldades na educação em enfermagem durante a pandemia de COVID-19

Autores/as

  • Claudia Capellari
  • Letícia Gross Herrmann
  • Dagmar Elaine Kaiser
  • Joel Rolim Mancia

Resumen

Objetivo: Conhecer as potencialidades e dificuldades no ensino de Enfermagem durante a pandemia de COVID-19, no Rio Grande do Sul (RS).
Método: Estudo transversal, realizado junto a coordenadores de 48 cursos de graduação em Enfermagem do estado do RS, Brasil, entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, por meio de questionário eletrônico, enviado aos participantes via e-mail. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva e inferencial.
Resultados: Destacaram-se, como potencialidades, a ampliação no manejo das tecnologias de informação e comunicação (87,5%), aumento da criatividade (79,2%) e diversificação de metodologias (77,1%). Como dificuldades, a redução do treino de habilidades (75,0%), menor interação aluno/professor/colegas (70,8%) e redução das relações interpessoais (64,6%).
Conclusão: Se, por um lado, foram identificadas dificuldades, como a redução do treino de habilidades e das relações interpessoais, por outro, potencialidades relacionadas a novas tecnologias e métodos de ensino sinalizam alterações disruptivas e irreversíveis para o ensino de Enfermagem.

Palavras-chave: Educação em enfermagem. COVID-19. Educação superior. Pandemias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-08-18

Cómo citar

1.
Claudia Capellari, Letícia Gross Herrmann, Dagmar Elaine Kaiser, Joel Rolim Mancia. Potencialidades e dificuldades na educação em enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18 de agosto de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126648

Número

Sección

Artigos Originais