Influência do letramento funcional em saúde na adesão ao tratamento com antidepressivos
Abstract
Objetivo: Verificar a influência do nível de letramento funcional em saúde dos pacientes na adesão ao tratamento com antidepressivos.
Método: Estudo transversal, realizado nas farmácias da Secretaria Municipal de Saúde de Marília-SP, em 2020/2021. O questionário de letramento funcional verificou as habilidades numéricas e de interpretação dos pacientes, diante de textos relacionados à área de saúde. A adesão ao tratamento foi verificada pela escala de adesão terapêutica de Morisky, e os dados foram analisados por Anova-one-way e teste de Kruskal-Wallis.
Resultados: Participaram do estudo 150 pacientes, cuja maioria apresentou falhas na adesão e nível inadequado de letramento funcional em saúde, entretanto, não houve correlação entre letramento funcional em saúde e adesão ao tratamento.
Conclusão: Embora não tenha sido encontrada correlação entre as variáveis, há a necessidade de maiores investimentos em relação à adesão ao tratamento, com estratégias que considerem o nível de letramento funcional em saúde, nestes pacientes.
Palavras-chave: Letramento em saúde. Antidepressivos. Adesão à medicação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.